Em cerimônia de entrega de premiações, município parceiro do Comitê Rio Tijucas se destaca na educação ambiental.
(*) William Wollinger Brenuvida
O Comitê Rios Tijucas e Biguaçu sempre é bem-vindo em Antonio Carlos/SC |
Após a divulgação dos resultados dos concursos de redação e desenho, que nestas edições abordaram o tema: “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade?”, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas vivencia a temporada das premiações. O Município de Antônio Carlos, terra das hortaliças, foi quem abriu o calendário de premiações, na manhã desta sexta-feira, 10 de junho, no Ginásio de Esportes Verde Vale, centro da cidade, onde também se realizou o término das atividades da gincana municipal envolvendo alunos da rede municipal de ensino. O evento que teve a participação do executivo municipal representado pelo prefeito Antonio Paulo Remor, além da comunidade escolar, prestigiou o 2º lugar obtido por Letícia Pauli, aluna da professora Zuleide Besen, e da escola Núcleo de Educação Municipal Professora Verônica Guesser Pauli.
Alunos participam da gincana na semana do meio ambiente |
O Município de Antônio Carlos, com uma população superior a 7 mil habitantes, pertence a região metropolitana de Florianópolis, o clima subtropical permite o cultivo de hortaliças, frutas, e também o plantio de grama que vem substituindo a pecuária de extensão. Membro mais recente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o Município de Antônio Carlos tem como membros: a prefeitura, a Epagri, e o sindicato dos trabalhadores rurais. Está em Antônio Carlos a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caraguatá, preservando as nascentes do Rio Biguaçu.
Concursos de redação e desenho mobilizam comunidade escolar
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, por ocasião
das comemorações do Dia Mundial da Água, realizou o 5º Concurso de Desenho e o 6º Concurso de Redação com o tema: Água e esgoto: Qual é nossa responsabilidade? A estimativa de público alcançada pelos concursos, segundo dados do IBGE (2012) são de 36.420 alunos, 1.919 docentes, e de 155 escolas de ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica. Os concursos têm por objetivo premiar desenhos e redações de estudantes de escolas das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas, Perequê, Santa Luzia, Itapema e Inferninho como forma de estimular a sensibilização e reflexão crítica sobre a preservação dos recursos hídricos. No total foram mais de 200 trabalhos inscritos, 132 desenhos, e 129 redações, em 40 escolas. O resultado final, com acompanhamento de duas comissões avaliadoras, para desenho e redação, e que definiu três vencedores para cada categoria.
Desenho da aluna Letícia Pauli é classificado |
A família, os professores, e o prefeito prestigiam Letícia Pauli |
O Município de Antônio Carlos é representado pela aluna Letícia Pauli, do 5º ano da Escola Núcleo de Educação Municipal Professora Verônica Guesser Pauli, classificada em 2º lugar no concurso de desenho.
Premiação estimula participação socioambiental
O ato de presentear aquele que, por mérito ou dedicação, reúne esforços para preservar o meio ambiente, e ainda desenvolve os estudos é muito importante para a formação do caráter, e manifestação da prática coletiva. Assim, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, que este ano passa a ser denominado Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e Bacias Contíguas, cumpre seu papel fortalecimento da política de recursos hídricos em Santa Catarina.
Na abertura das premiações, destacamos a presença de: Antonio Paulo Remor,
prefeito municipal; Adelino Bonifácio Kretzer, vice-prefeito; Idineia Carla Bioeu, secretária municipal da Educação; Nilzete Decker Koch, diretora da escola Professora Verônica Guesser Pauli; Bruna Nau, técnica pedagógica; Melissa Raupp, chefe de gabinete; Euclides Kerntopf, assessor de imprensa; bem como de Isolete Terezinha Wilwert Roussenq, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento; de Paulo Valadares, da Vonpar refrescos; e José Leal Silva Junior, secretário executivo do Comitê Rio Tijucas. Na equipe técnica do Comitê Rio Tijucas: Aline Luiza Tomazi, bióloga e mestre em Ecologia; Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista.
Professores são homenageados |
Professora Bruna Nau, técnica pedagógica |
O município de Antônio Carlos realizou duas importantes atividades no âmbito do Comitê Rio Tijucas: A 42ª Assembleia Ordinária; e um curso de capacitação: prática e procedimento. A diretoria, a equipe técnica, e os 55 membros do comitê rio tijucas agradecem, sempre, a acolhida do município de Antônio Carlos, terra das hortaliças.
_________________________________________
(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rios Tijucas e Biguaçu, e Bacias Contíguas. Secretário Municipal de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos/SC. Publicou entre outros livros, “7 contos da resistência”.
0 comentários:
Postar um comentário