6/18/2016

COMITÊ RECEBE VISITA DA EMBRAPA

Novas técnicas e a possibilidade de parceria com empresa de referência em pesquisas agropecuárias pode alavancar Pacto da Mata Ciliar que já distribuiu mais de 6 mil mudas nativas, em 14 municípios.

(*) William Wollinger Brenuvida

Quando, em 2011, foi pensado o Pacto pela restauração da Mata Ciliar, a meta
para recuperação de 50 hectares foi ousada, exigindo do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas dedicação e esforço para identificar áreas, e recuperá-las. Assim, além da sensibilização ambiental, também entra em cena a pesquisa, e a prática do plantio, e do uso de técnicas já reconhecidamente testadas. Para acompanhar os trabalhos dos técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu, o professor e pesquisador Alexandre Uhlmann, doutor em Biologia Vegetal, pela Unicamp, e técnico da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) veio visitar áreas em recuperação no Vale do Rio Tijucas, nessa quinta-feira, 16 de junho.

Alexandre Uhlmann explica a técnica ao proprietário e comitê
Além da sede do Comitê Rio Tijucas-Biguaçu, o professor e pesquisador Alexandre Uhlman, que também tem formação em Botânica, e Ciência Biológicas, visitou áreas em processo de recuperação da mata ciliar, nos municípios de São João Batista e Canelinha. Com os técnicos do Comitê, Alexandre Uhlman debateu a possibilidade de parceria com a Embrapa, buscando técnicas, pesquisas e capacitações para restauração da mata ciliar. Também foram transmitidas técnicas para efetuar a análise visual do solo quanto ao grau de hidromorfia, que é a quantidade água no solo. De acordo com o pesquisador da Embrapa, “a relação entre o grau de hidromorfia do solo e a ocorrência de determinadas espécies vegetais é direta. Saber em qual tipo de solo que estamos tratando, facilita a escolha das espécies a serem plantadas na recuperação da mata ciliar porque diminui as chances de mortalidade das mudas.”.

MATA CILIAR EM DADOS
A análise visual do solo é o primeiro passo
O Pacto pela restauração da Mata Ciliar já cadastrou 55 propriedades, em uma área total cadastrada para restauração de 150.00m² (15ha). Com o apoio de parceiros, e de um viveiro ou horto florestal, o Comitê Tijucas-Biguaçu já doou mais de 6 mil mudas, de 52 espécies nativas diferentes, em 14 municípios.

A bacia hidrográfica gerenciada pelo Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas-Biguaçu possui área de 3.241 km². Para ter uma ideia da importância dessa bacia, a população residente supera os 250 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. É uma bacia com culturas diversas, e diferentes tipos de vegetação. Reunidos, os rios da bacia possuem o comprimento de 8.000 km. As áreas de preservação permanente (APP), em função dos rios, são de 527km², e as APP em transgressão somam 198 km².

Após a verificação das áreas em processo de recuperação, os próximos passos buscam a viabilidade da parceria entre o Comitê Rio Tijucas-Biguaçu, e a Embrapa.

Mais informações: Rua José Manoel Reis 100, centro, Tijucas – CEP 88.200-000 – (48) 3263-6563. comitetijucas@gmail.com – www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas - blog: http://comitetijucas.blogspot.com.br/ - www.facebook.com/comitetijucas/

(*) William Wolllinger Brenuvida é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação da Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT), ele desenvolve essa função no âmbito do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e Bacias contíguas (Comitê Rios Tijucas-Biguaçu). Secretário Municipal de Comunicação Social, em Governador Celso Ramos/SC. Publicou, entre outras obras, “7 contos da resistência”.

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação