Diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu e e equipe técnica da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT)
EDISON ROBERTO MENDES BAIERLE é o presidente do Comitê de
ADALTO GOMES é o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia
Hidrográfica do Rio Tijucas por quatro mandatos: 2001-2002; 2003-2005; 2014-2015; e 2016-2017. Idealizador do Comitê Rio Tijucas, Adalto foi secretário-executivo nos anos de 2007-2009, e vice-presidente nos anos de 2010-2011, e 2012-2013 (período em que se afastou para disputar a prefeitura municipal de Tijucas/SC). Tijuquense, nascido aos 23 de outubro de 1965, Adalto Gomes é policial rodoviário federal da reserva, onde atuou por 21 anos. Com formação em Educação Física (1992); Direito (2010); e Pós-graduado em Gestão de Cidades (2015), atualmente, Adalto Gomes exerce a função de Secretário Municipal da Saúde, no Município de Porto Belo/SC. Entusiasta das causas socioambientais e socioculturais, Adalto Gomes foi vereador por Tijucas por cinco mandatos (2000 a 2012), exercendo, inclusive, a presidência da Casa Legislativa tijuquense.
Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu para o biênio 2018-2019. Vice-presidente por dois mandatos: 2014-2015; e 2015-2016. Gaúcho de Três Passos, nasceu em 23 de fevereiro de 1965. Técnico e engenheiro florestal com formação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente, Edison Baierle reside em Bombinhas/SC onde é Coordenador da implantação e da produção do viveiro de mudas do Horto Municipal de Bombinhas; e organiza a Proposta de criação do Jardim Botânico de Bombinhas. Com ampla experiência na área ambiental, Edison Baierle possui diversos cursos em licenciamento ambiental, biotecnologia, e gestão ambiental municipal. Membro da Comissão de Estudos do Plano Diretor – Bombinhas – SC, Edison Baierle foi responsável pelo Projeto Inventário da Flora do Município de Bombinhas – SC; e pelo Diagnóstico da Situação atual das Unidades de Conservação do Município de Bombinhas – SC, visando o estabelecimento de estratégias para a utilização racional. Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Bombinhas – SC; também exerceu a função de Secretário substituto de Meio Ambiente- Prefeitura Municipal de Bombinhas – SC. Além de conselheiro do CREA/SC, Edison Baierle foi convidado do Ministério Público Estadual para elaboração de Normativa Estadual a respeito de Exploração Mineral – Tijucas – SC.
JOSÉ LEAL DA SILVA JUNIOR é o vice-presidente do Comitê de
Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu. Secretário-executivo por dois mandatos: 2014-2015 e 2015-2016. Trabalhou na iniciativa privada, na Cerâmica Portobello S.A. por 27 anos. Vereador pelo Município de Tijucas, é secretário municipal da Agricultura, pesca e meio ambiente. José Leal Silva Junior, o Lealzinho, nasceu em Tijucas, no dia 04 de fevereiro de 1966, filho de José Leal Silva e Maria Madalena Teles Silva.
ADALTO GOMES é o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia
ALINE LUIZA TOMAZI é técnica e coordenadora da Associação
Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades e restauração ecológica e na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza, conservação, restauração de áreas degradadas, gestão hídrica. Atua na equipe técnica de apoio à secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas desde o ano de 2010. Ministrou palestras e capacitações relacionadas aos recursos hídricos; realizou diversas ações de mobilização social e sensibilização ambiental; e participou das ações do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar.
TIAGO MANENTI MARTINS é técnico da Associação Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Tijuquense, nascido em 1º de julho de 1988, Tiago é Técnico em Segurança no Trabalho (Senai/SC – 2009), e Engenheiro de Aquicultura (UFSC – 2014). Atualmente, é aluno do curso de Pós-graduação, em nível de especialização, de Elaboração de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos (Instituto Federal do Ceará e Agência Nacional de Águas). Com experiência em gestão de recursos hídricos, vigilância ambiental e aquicultura, com ênfase em restauração ambiental, o trabalho de Tiago Martins está relacionado à mata ciliar, governança e qualidade da água e piscicultura continental. Trabalhou por sete anos na Prefeitura Municipal de Itapema, principalmente em ações vinculadas ao programa de Vigilância Ambiental.
WILLIAM WOLLINGER BRENUVIDA é técnico da Associação Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Jornalista (5177/SC) graduado em Comunicação Social (2013 – Estácio de Sá/SC). Bacharel em Direito (2005 - Univali), e especialista em Direito Processual Penal (2008 – Univali). Mestrando em Ciência da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016-2018 - Unisul). Publicou três livros, entre os quais, “7 contos da resistência” (2012 – Univali). Venceu um prêmio internacional de poesia, e um prêmio nacional de contos. William representou o Estado de Santa Catarina na 1ª Conferência Nacional da Cultura, em 2005. Foi um dos responsáveis pela fundação do Coletivo Catarinense: Memória, Verdade, e Justiça – que subsidiou os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. É membro do Instituto de Genealogia Catarinense (Ingesc). Atualmente, exerce a função de Secretário Municipal de Comunicação Social, na Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos/SC.