O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, parlamentos das águas que envolve 14 municípios, em uma população estimada em 250 mil habitantes, busca constantemente parcerias e projetos para mais bem gerir o processo de qualidade e acesso democrático à água nas Bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu, além de bacias contíguas. Na tarde desta quarta-feira, 1/6, a diretoria e equipe técnica cumpriram duas importantes agendas: reunião com a diretoria de mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável do governo do Estado de Santa Catarina e; reunião as chefias da APA do Anhatomirim, e Reserva Marinha Biológica do Arvoredo (Rebio).
Reunião entre SDS e Comitê Rio Tijucas |
Recebidos por Daniel Casarin Ribeiro, Diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável; e Jaqueline Isabel de Souza, Gerente de Projetos de Mudanças Climáticas, o Comitê Rio Tijucas teve acesso ao projeto denominado Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS). O objetivo principal do PSA é a proteção de mananciais para abastecimento público e privado. Exemplos como o consórcio Quiriri, constituído em 1997, e que envolve três municípios e mais de 20 mil famílias, na região do Planalto Norte catarinense devem ser repetidos nas demais regiões do Estado.
Encontro na Estação Ecológica de Carijós |
A segunda reunião foi realizada na Estação Ecológica de Carijós, com a participação de Marcos Cesar da Silva, Chefe da APA do Anhatomirim; Ricardo Castelli Vieira, Chefe da Rebio do Arvoredo; e Claudia Rios, do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio). O encontro permitiu ao Comitê Rio Tijucas expor a importância e a necessidade do seminário que vai reformular e reafirmar o Pacto pela Restauração da Mata Ciliar, em 20 de outubro de 2016, em Tijucas. Foram, também, debatidos temas relacionados à recuperação de rios no âmbito, entorno, e área de amortecimento da APA do Anhatomirim, e da Rebio do Arvoredo.
Do Comitê Rio Tijucas participaram da reunião: Edison Roberto Mendes Baierle, vice-presidente; José Leal Silva Junior, secretário-geral; e os técnicos: Aline Luiza Tomazi, bióloga; Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista.
(*) William Wollinger Brenuvida, é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação da Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT).
0 comentários:
Postar um comentário