Tiago Martins, do Comitê Tijucas-Biguaçu fala sobre atividades na Bacia. |
Mais de 50 alunos participam em projeto educacional envolvendo boas práticas ambientais no Médio Vale do Rio Tijucas.
Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.
Em março de 2016, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos
Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas realizou atividade teórica e prática com alunos da Escola de Educação Básica São João Batista. Tais atividades coordenadas, naquela escola, pela professora Maria Irene Gomes, da disciplina de Geografia tem por objetivo vincular os conhecimentos debatidos em sala de aula com informações, experiências e práticas ocorridas na região da Bacia Hidrográfica no âmbito do Programa Pacto da Mata Ciliar. Essa parceria rendeu frutos, e hoje a área em recuperação pelo comitê, em parceria com o proprietário Paulo Puel, e a comunidade escolar já possui mais de 3 mil árvores em crescimento na mata ciliar do encontro dos rios, no município de São João Batista-SC. Nesta quarta-feira, 5/7, os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu retornaram à escola para ampliar a cooperação de esforços com as turmas da professora Irene.
Mais de 50 alunos presentes... |
Geografia de minha terra
Membros do Comitê Tijucas-Biguaçu entendem que é preciso trabalhar
conceitos e práticas com a comunidade escolar da região da Bacia Hidrográfica. Esse entendimento já revelou talentos em seis edições do concurso de desenho, sete edições do concurso de redação, e nas Maratonas Fotográficas, que este ano conta com uma Mostra Fotográfica Itinerante, nos 14 municípios que compõem o Comitê Tijucas-Biguaçu. Dessa parceria com as escolas, estudantes e professores, há o surgimento do conceito de geografia de minha terra onde, em cada apresentação do comitê nas escolas, são debatidas informações, dados e questões ligadas ao local de atuação da escola/comitê. “Para o Comitê Tijucas-Biguaçu vale muito a narrativa das comunidades, das pessoas mais velhas e experientes, bem como do jovem com novas ideias.”, afirma Adalto Gomes, presidente do Comitê Tijucas-Biguaçu, com atuação desde a fundação do órgão em 2001.
Maria Irene Gomes, professora de Geografia |
William W.B. e a Geografia de Minha Terra... |
Na palestra apresentada pelos técnicos Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura, e William Wollinger Brenuvida, jornalista, foram exibidos vídeos em formato de entrevistas e documentário, além de exposição de informações da região para mais de 50 jovens estudantes. O diretor da instituição, Luiz Carlos da Silva, também prestigiou o evento, colocando a escola como parceira de projetos socioambientais. Os alunos interagiram com perguntas e intervenções, revelando a importância do projeto escolar da professora Irene, e do progresso do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar, programa referendado pela Organização das Nações Unidas (FAO/ONU), e pelo Banco do Brasil, como atividades de boas práticas no ano de 2015.
Quer assistir ao vídeo realizado em parceria com a Escola São João Batista? Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=XjSe4xEYwtY
Seja parceiro do Comitê Tijucas-Biguaçu. Acesse:
Blog Bacia d’água: http://comitetijucas.blogspot.com.br/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/comitetijucas/
Página do Águas.SC: http://www.aguas.sc.gov.br/o-comite-tijucas/inicial-tijucas
0 comentários:
Postar um comentário