O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas recebeu, na manhã desta quarta-feira, 5/7, na cidade de Brusque-SC, a doação de 200 mudas de árvores nativas para o Programa Pacto pela restauração da Mata Ciliar. A doação foi realizada pelas funcionárias do Centro Atenção Psicossocial Álcool e drogas (CAPS-ad), Nane Maurici, terapeuta, e Roselis Krieger, técnica de enfermagem, a partir de uma oficina de meio ambiente com pacientes do CAPS-ad de Brusque.
As mudas recebidas são de ipês amarelo e palmito-içara, espécies nativas da
Mata Atlântica e Cerrado, e que antes do plantio em áreas de recuperação na área de abrangência do Comitê Tijucas-Biguaçu vão ganhar cuidados especiais dos técnicos do comitê no novo viveiro construído em Tijucas para atender as exigências do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar, programa criado em 2011 pelo Comitê Tijucas-Biguaçu, e que recebeu certificação da Organização das Nações Unidas (FAO/ONU), e do Banco do Brasil, como reconhecimento por Boas Práticas ao Meio Ambiente, já distribuiu mais de nove mil mudas nativas.
Embora o Centro Atenção Psicossocial Álcool e drogas (CAPS-ad) funcione em Brusque, cidade que pertence a área de abrangência do Comitê Itajaí, as mudas foram doadas justamente pela existência do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar. Brusque, também, sedia a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) responsável por administrar cinco dos 14 municípios que compõem o Comitê Tijucas-Biguaçu, e num passado recente tinha ligações históricas, comerciais, culturais com municípios do Vale do Rio Tijucas.
Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.
Participaram da ação, os técnicos: Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura; e William Wollinger Brenuvida, jornalista.
Acesse os canais de informação/comunicação do Comitê:
0 comentários:
Postar um comentário