6/01/2017

71ª REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA


Nem mesmo as fortes chuvas que afetam o litoral catarinense nos últimos dias impediram que a 71ª Reunião da Comissão Consultiva do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas ocorre e tivesse quórum necessário e representativo. A reunião desta quarta-feira, 31 de maio de 2017, assinalou o recebimento de mais de 130 desenhos e 67 redações recebidas para o concurso do Mês da Água, e teve na pauta:

1. Aprovação da Ata da 70ª Reunião da Comissão Consultiva (em anexo); 2. Capacitação Multiplicadores Ambientais – Fundo Ecumênico; 3. Mês da Água; 4. Encontro do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas; 5. Eventos do Plano de Recursos Hídricos; 6. Informes gerais.

Experiências exitosas comprovam maturidade do comitê Tijucas-Biguaçu

Com relação à capacitação de multiplicadores ambientais, financiada pelo Fundo
Ecumênico, ato promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os técnicos do comitê Tijucas-Biguaçu além de escrever proposta que venceu o edital, também confirmaram a tese de que parcerias são bem-vindas, visto que no ano anterior os concursos de redação e desenho acompanharam o tema da Campanha Ecumênica da Fraternidade da CNBB. A edição 2016, aliás, foi entre as quais alcançou o maior número de escolas e alunos envolvidos nos últimos anos, permitindo maior inserção dos comitês e interação socioambiental com a população da bacia hidrográfica. A iniciativa reforçou as ações do Mês da Água 2017, que apesar do atraso dos repasses do governo do estado de Santa Catarina, e com os esforços da diretoria e técnicos, as agendas estão sendo cumpridas. Já foram recebidos mais de 130 desenhos, e 67 redações para a edição dos concursos deste ano que tem por tema: “O rio que temos”.

Faltam recursos para os comitês
Houve destaque, também, para o Encontro do Fórum Catarinense de bacias
Hidrográficas, e os eventos do Plano de Recursos Hídricos. Os técnicos dos 16 comitês catarinenses não recebem salários, pagos com os repasses do governo estadual desde o mês de dezembro de 2016, sem contar que não há mais recursos para combustível, material de escritório e itens de higiene e segurança nos comitês. A situação alarmante vem sendo contornado com doações da comunidade, e até recursos dos próprios diretores e técnicos que prestam relevante serviço de proteção da água de qualidade e em quantidade para a população, de 14 municípios somente no Tijucas-Biguaçu.



Desde a criação do Comitê Tijucas-Biguaçu, em 2001, houve preocupação para diagnosticar e conhecer, com profundidade o rio que temos. Assim, muitas entidades e pessoas que participam desde a fundação do comitê sempre buscaram definir e implementar um Plano de bacias. Após 15 anos de trabalhos, o governo do estado de Santa Catarina decidiu investir em planos de bacias. Na região do Tijucas e Biguaçu, as divulgações e diagnósticos já começaram. Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está desenvolvendo esse trabalho, que precisa da participação da sociedade civil organizada, empresas e órgãos públicos.

Edital no qual o Comitê restou vencedor
Participaram da 71ª reunião consultiva: Adalto Gomes, Associação de Moradores do Coroado - AMOC ; Aline Luiza Tomazi, ACAT; Aline da Silva Dias, Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo – FAMAP; Amilton Aristes das Chagas, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN; Carlos Bogoni, Codesc; Dauzelei Benetton Pereira, Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN; Edson Roberto Mendes Baierle, Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas – FAMAB; José Leal Silva Junior, Câmara de Vereadores de Tijucas; Paulo Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Tiago Manenti Martins, ACAT; e William Wollinger Brenuvida, ACAT.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista.
Local: Tijucas, State of Santa Catarina, Brazil

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação