4/29/2016

DIVULGADOS VENCEDORES DOS CONCURSOS DE REDAÇÃO E DESENHO

Após a análise de 261 trabalhos apresentados por 40 escolas no âmbito das bacias hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, lista com vitoriosos do concurso demonstra empenho do Comitê Rio Tijucas nas causas socioambientais e socioeducativas.

(*) William Wollinger Brenuvida

Foram meses na preparação, divulgação, e aplicação das redações e desenhos
1º lugar. Aluna Camili Veloso, Nova Trento/SC
no âmbito da comunidade escolar da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu. Da escolha do tema ao resultado final dos concursos, a equipe técnica do Comitê Rio Tijucas visitou diversas escolas do ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica, para conversar com professores e alunos, buscando a utilização da transversalidade – um recurso muito importante e constante dos Planos Nacionais Curriculares (PCN’s). Na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, na sede do Comitê Rio Tijucas, foram conhecidos os vencedores dos concursos de redação e desenho – um dos momentos mais inquietantes para a comunidade escolar, equipe técnica do Comitê Rio Tijucas, e comissões avaliadoras.

Dados comprovam a importância dos concursos de redação e desenho
1º lugar. Aluna Heloisa Bassi Trainotti. Tijucas/SC
Os concursos de desenho e redação do Comitê Rio Tijucas atingiram, respectivamente, as edições 5ª e 6ª. A estimativa de público alcançada pelos concursos, segundo dados do IBGE (2012) são de 36.420 alunos, 1.919 docentes, e de 155 escolas de ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica. O município que responde por mais alunos é Biguaçu com 8.767 alunos, em 26 escolas, com 410 professores. O menor município nesses termos é Rancho Queimado, com 384 alunos, em 4 escolas, e 32 professores. Esse dado é importante porque Rancho Queimado, por exemplo, com aproximadamente 3 mil habitantes, está no Alto Vale do Rio Tijucas, é um município responsável pelas nascentes do Rio Tijucas, e tem 100% da área do município com água e esgotos tratados. Já Biguaçu, com quase 65 mil habitantes, no Litoral Catarinense, ainda busca formas para tratar o esgotamento sanitário.

Com o tema “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade”, o Comitê Rio Tijucas pegou carona na Campanha Ecumênica da Fraternidade 2016, que debateu, na Quaresma, o tema da água e esgoto refletindo a Terra como nossa casa e responsabilidade cada ser humano no processo de cuidados com o planeta. A equipe técnica distribuiu os editais para todas as escolas envolvidas no processo, visitou escolas e ministrou palestras, também foi realizada a divulgação nas mídias de rádio e televisão, internet e jornal impresso.
Responderam ao chamado 40 escolas de 12 municípios. Ao todo foram 261 trabalhos inscritos: 132 desenhos; e 129 redações. O resultado final, com acompanhamento de duas comissões avaliadoras, para desenho e redação, e que definiu três vencedores para cada categoria teve as seguintes listas classificatórias (listamos os 10 participantes em cada categoria, com as respectivas escolas):

DESENHO

REDAÇÃO


Os municípios que mais participaram com escolas envolvidas foram Tijucas (08),
2º lugar. Aluna Letícia Pauli. Antônio Carlos/SC
e Canelinha (05). Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, e Tijucas apresentaram trabalhos. O município de Bombinhas nunca havia permanecido entre os três colocados no concurso de redação, emplacando o terceiro lugar; já o Município de Antônio Carlos participando pela primeira vez, ganhou a segunda colocação no concurso de desenho. O destaque, novamente, foi o Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí, o CAU de Tijucas, não apenas emplacou o primeiro lugar, como também viu três de seus alunos entre as 10 redações finalistas. O Município de Tijucas, por exemplo, teve quatro alunos entre as 10 redações finalistas, uma dessas redações veio do Colégio Dom Bosco. No concurso de desenho, o destaque foi o Município de Nova Trento, com cinco alunos entre os 10 desenhos finalistas, inclusive, o primeiro lugar.

3º lugar. Aluna Raissa Michelli. Nova Trento/SC
Outro dado importante é a presença marcante das alunas. No concurso de redação, entre as 10 redações finalistas, 8 são de meninas. O mesmo dado se repete no concurso de desenho, onde apenas dois meninos figuram entre os 10 desenhos finalistas. Esses dados podem ser explicados por uma razão em específico: no decorrer das palestras dos técnicos do Comitê Rio Tijucas, as alunas eram aquelas que mais anotavam os dados fornecidos nas palestras.
Os concursos de redação e desenho contaram com o apoio da Vonpar refrescos S.A.; do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tijucas (Samae); e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Os alunos que foram classificados nas três primeiras posições vão receber uma bicicleta e um certificado de participação. Os professores e a escola receberão um certificado de orientação.

O Comitê Rio Tijucas deve realizar as cerimônias de entrega dos prêmios em breve, nas cidades onde os alunos, professores e escolas vencedoras se destacaram. O próximo desafio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas é a Maratona Fotográfica 2016. A Maratona Fotográfica é um concurso de fotografias gratuito com inscrições até o dia 31 de maio de 2016, e que, publica fotografias históricas e recentes da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas. Com a certeza do dever cumprido, o Comitê Rio Tijucas sabe que apoiar as atividades socioambientais e socioeducativas pode consolidar um trabalho em proteção dos recursos hídricos em uma das regiões mais importantes do Estado de Santa Catarina. Participe você também!

(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista (5177/SC). Assessor de Comunicação do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

4/28/2016

FORMAÇÃO MOBILIZA BACIA

Para incentivar o uso consciente da água e consolidar o desenvolvimento dos comitês de bacias, mais de 50 pessoas participam de curso que marca a chegada de importante município da Grande Florianópolis. 

Texto: William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC). Assessoria de Comunicação do Comitê Rio Tijucas.
Fotografias: Euclides Kerntopf. Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Antônio Carlos/SC.

Rui Batista Antunes, da SDS palestra durante curso do Comitê Rios Tijucas-Biguaçu
Compreender é sempre melhor que entender. Quem compreende entende duas vezes porque o ato da compreensão está imbuído de um caráter especial: a sensibilização. Para fazer compreender, entender, e sensibilizar a população da Bacia Hidrográfica dos Rios Biguaçu, e Tijucas, além de pequenas outras bacias contíguas, o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas ministrou a 2ª edição do curso Prática e Procedimento, no Município de Antônio Carlos-SC.

Com mais de 50 participantes, o curso Prática e Procedimento, foi realizado nesta quarta-feira, 27 de abril, no Clube Estrela Azul, no centro do Município de Antônio Carlos, atendendo membros do Comitê Rio Tijucas, e atores estratégicos. 

Palestras, apresentações, e dinâmicas em grupo
Os ministrantes do curso, os técnicos Aline Luiza Tomazi(bióloga), Tiago Manenti 
A bióloga e técnica do Comitê Rios Tijucas-Biguaçu Aline Luiz Tomazi
Martins (engenheiro de aquicultura), e William Wollinger Brenuvida (jornalista) encontraram público seleto formado por técnicos, especialistas, e estudantes, o curso ainda contou com agricultores e moradores que partilharam as experiências e memórias de quem mora bem pertinho do Rio Biguaçu – rio que nasce e que corta o Município de Antônio Carlos.

Rosilda Feltrim, Marlise Mayer, e Lusiany Kuster acompanham as palestras 
A carga horária de seis horas teve por objetivo abordar: 1) a Lei das Águas; 2) o Panorama da gestão de Recursos Hídricos no Brasil e em Santa Catarina; 3) o Histórico da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; 4) as Atribuições de um Comitê de Bacia Hidrográfica; 5) a Atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; 6) a Estrutura organizacional e funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.

Além da equipe técnica, a presença de membros da diretoria do Comitê Rio
Representação do Comitê Rios Tijucas-Biguaçu
Tijucas auxiliou o desenvolvimento dos trabalhos. Para o presidente Adalto Gomes, idealizador e membro-fundador do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o momento foi propício para divulgar e multiplicar ações do Comitê que opera desde 2001, em 13 municípios, recebendo em 2015 o Município de Antônio Carlos – e com este Município, a responsabilidade por zelar das nascentes do Rio Biguaçu. Entre os membros da diretoria presentes, nós listamos: José Leal Silva Junior, Carlos Bogoni, Rosilda Feltrim, e Patrice Barzan.

Presidente Adalto Gomes e Prefeito Paulo Remor
Duas palestras chamaram atenção da comunidade, o Histórico da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, ministrada por Rui Batista Antunes, Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos - Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – DRHI/SDS; e um plus realizado por Geovano Pedro Hoffmann, Geógrafo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentou um panorama do Rio Biguaçu, inclusive mencionando as enchentes históricas desde 1911.

Novos desafios
Atividades diversas deram apoio ao curso.
Com a entrada do Município de Antônio Carlos, no âmbito do Comitê Rio Tijucas, duas questões se impõem: a primeira é a mudança na nomenclatura oficial; a segunda é o monitoramento do Rio Biguaçu. Se o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas passa, oficialmente, a se chamar Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas; o nome comercial vai mudar de Comitê Rio Tijucas para Comitê Rio Tijucas-Biguaçu. Em relação ao monitoramento do Rio Biguaçu, o Comitê deve viabilizar recursos em projetos para o diagnóstico e ações em parceria com empresas, a sociedade civil organizada, e os poderes públicos constituídos nos municípios, e nas esferas estadual e federal.

4/20/2016

66ª REUNIÃO DA COMISSÃO CONSULTIVA DO COMITÊ RIO TIJUCAS

Por meio da convocação de Adalto Gomes, presidente do Comitê de
Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, foi realizada, na data desta terça-feira, dia 19 de abril de 2016, a 66ª reunião da comissão consultiva do Comitê Rio Tijucas, na sede do comitê, em Tijucas.

A pauta foi extensa, e de extrema importância para o andamento dos trabalhos do Comitê: o Mês da Água 2016; os concursos de redação e desenho; a maratona fotográfica; também o Ofício GABS/DRHI nº 055/2016 acerca do cumprimento das portarias de outorga de abastecimento público na Bacia do Rio Perequê; a reunião realizada com prefeito de Biguaçu; a ratificação Conselho Estadual de Recursos Hídricos da inserção da Bacia do Rio Biguaçu no Comitê; a Capacitação Comitê de Bacia Hidrográfica: Prática e Procedimentos – 2ª edição; a Parceria na realização da Semana do Meio Ambiente de Bombinhas; o Seminário sobre a implementação das Entidades Executivas dos Comitês; e o pedido de Termo Aditivo ao convênio atual para operacionalização e fortalecimento do Comitê.

Outros assuntos também debatidos no âmbito da 66ª reunião consultiva foram: a situação dos projetos em andamento para captação de recursos; o processo acerca da contratação de consultoria técnica individual para o Comitê; a análise de proposta elaborada pela CTC de certificação a ser concedida pelo Comitê; o panorama atual de implementação e revisão do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar; e o convite à integração no Grupo de Educação Ambiental RH8.

Representantes e membros da Companhia de Desenvolvimento de Santa Catarina (Codesc); da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan); das prefeituras dos municípios de Governador Celso Ramos, e Rancho Queimado; além da empresa Vonpar S.A; da Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famabi); e da Associação de Moradores do Coroado participaram da reunião.

As atas das reuniões consultivas, bem como outros atos do Comitê Rio Tijucas são públicos. Participe do comitê e ajude a construir a história de nossa Bacia Hidrográfica.

Mais informações: (48) 3263-6563 ou www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas. / http://comitetijucas.blogspot.com.br/ - comitetijucas@gmail.com

REUNIÃO DEFINE CRITÉRIOS E METAS PARA COMITÊS

Em encontro que debateu a criação e a implantação da entidade executiva
Comitês e SDS debatem critérios e metas
única, os Comitês de Gerenciamento das Bacias dos Rios Tijucas, Cubatão, e Camboriú, também discutiram critérios de seleção e metas a serem atingidas por esta entidade executiva única. Entre as metas a serem atingidas está a divulgação das ações dos comitês no portal eletrônico das águas, o site aguas.sc.gov.br. Participou da reunião, a Diretoria de Recursos Hídricos (DHRI), departamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDS).

A reunião com os Comitês dos Rios Cubatão, Camboriú, e Tijucas, além das SDS, se deu nesta segunda-feira, 18 de abril, com duração de mais de cinco horas, na sede do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, em Tijucas.

A importância de uma entidade executiva para os comitês de bacias

No âmbito do Comitê de Gerenciamento das Bacias dos Rios Tijucas, Cubatão, e Camboriú, a entidade executiva é a Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT). A Acat responde por um CNPJ, portanto, essa associação que diverge um pouco de uma Organização Não Governamental, possui personalidade jurídica. Para compreender a criação desta entidade executiva única, o leitor precisa entender que um comitê de bacias não possui personalidade física ou jurídica, porque figura no âmbito de um parlamentou ou fórum das águas. Para ter uma ideia da importância desse modelo, que é uma inspiração francesa, o Comitê Rio Tijucas, por exemplo, reúne 55 membros – estes sim, dotados de personalidade jurídica – entre usuários de água, sociedade civil organizada, e poderes públicos dos 14 municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. 

Se levarmos em conta a constituição dos outros dois comitês co-irmãos do Tijucas, os Comitês dos Rios: Cubatão (que está inserido em um dos principais mananciais da Grande Florianópolis); e o Camboriú (inserido em uma das áreas que mais crescem em Santa Catarina), a demanda por água somente tende a crescer, e a necessidade de organização de uma entidade que possa gestar o processo de consolidação dos comitês é mais que importante, é urgente.

COMITÊ RIO CUBATÃO: Criação: 1993. Área territorial: 738 km². Municípios que o formam: Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, e parte dos municípios de São Pedro de Alcântara e Palhoça;

COMITÊ RIO CAMBORIÚ: Criação: 1997. Área territorial: 200 km² (aprox.). Municípios que o formam: Camboriú, e Balneário Camboriú.

COMITÊ RIO TIJUCAS: Criação: 2001. Área territorial: 2.371 km² (sem Antônio Carlos – membro desde set./2015). Municípios que o formam: Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, e Tijucas.






Se a ausência de uma entidade executiva é um prejuízo enorme para os comitês, a falta de critérios para os gastos internos de cada comitê (contratação de pessoal, material de expediente, deslocamento, além de materiais gráficos e de publicidade); para os investimentos em programas e projetos para promover e proteger os recursos hídricos (ao exemplo do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, do Comitê Rio Tijucas); e a divulgação midiática no que diz respeito à comunicação social e jornalística; deixar de estrutura a Acat pode ser um entrave para passos decisivos dos três comitês: planos de bacias; monitoramento da qualidade das águas; restauração da mata ciliar; e o cadastramento de produtores de águas.

É nesse sentido, que os Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Cubatão, Camboriú, e Tijucas se reuniram, fechando questão no apoio a Acat, e à produção de atividades dos três comitês. Ressalta-se que o não cumprimento dos critérios e das metas estabelecidas pela SDS pode acarretar na revisão, e até mesmo na suspensão do contrato entre o governo do Estado de Santa Catarina, e a entidade executiva – nesse contexto, a Acat.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC). Membro do Comitê Rio Tijucas, desde 2001.

4/18/2016

MÊS DA ÁGUA 2016 NA BANCADA DA RÁDIO VALE - TIJUCAS

Na manhã desta segunda-feira, 18/04, na bancada da Rádio Vale de Tijucas, o
Zé Leal e William W.B na bancada da Vale
Secretário José Leal Silva Junior, e o Assessor de Comunicação William Wollinger Brenuvida fizeram um balanço do Mês das Águas 2016, no âmbito da Bacia Hidrográfica do Comitê Rio Tijucas. Também foram abordados outros assuntos como: a Maratona Fotográfica, com inscrições gratuitas que vão até o dia 31/05; e o Curso de Capacitação: Prática e Procedimento que vai ser realizado no próximo 27/04, no Município de Antônio Carlos, com inscrições gratuitas até o dia 21/4.

Mais informações: (48) 3263-6563 ou www.aguas.sc.gov.br/comite-tijucas. / http://comitetijucas.blogspot.com.br/ - comitetijucas@gmail.com

4/15/2016

CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL TEM APROVAÇÃO DA CÂMARA TÉCNICA

A Câmara Técnica Consultiva do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas
realizou, na terça-feira, 5 de abril, a décima terceira reunião, na sede do Comitê Rio Tijucas, para debater a aprovação da certificação ambiental, uma espécie de selo de boas maneiras, boas práticas, ou mesmo reconhecimento por ações em prol ao meio ambiente fornecida pelo Comitê Rio Tijucas às entidades públicas e privadas. 

De acordo com a presidente da Câmara Técnica, a bióloga Letícia Frozz Teive, que também faz parte da Fundação de Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB), a aprovação da certificação ambiental, com uma lista de critérios pormenorizados, somente é válida porque o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, em 15 anos de trabalhos, atua com credibilidade de modo exemplar em 14 municípios, cuidando da água da população da Bacia Hidrográfica (BHRT). 
Exemplo que faz a diferença

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas recebeu, em 2015, a certificação de Tecnologias Sociais, do Banco do Brasil; e no começo do ano de 2016, foi indicado pela FAO, órgão das Organização das Nações Unidas (ONU), para a plataforma internacional de Boas Práticas da ONU, pelo trabalho desenvolvido no chamado Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O Comitê Rio Tijucas responde por ações que vão desde plantios e limpeza de áreas de preservação permanente (APP), palestras e campanhas de sensibilização ambiental, e mediações de conflitos no uso água, além de estudos sobre a qualidade dos rios que compõem a BHRT.

A análise da decisão da câmara técnica sobre a certificação ambiental é pauta da 66ª reunião ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, que tem data marcada para o dia 19 de abril de 2016, às 14:30, na sede do Comitê Rio Tijucas.

Mais informações: (48) 3263 6563 – comitetijucas@gmail.com

(*) William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177/SC

4/10/2016

MÊS DA ÁGUA 2016

Experiências exitosas colocam o Comitê Rio Tijucas entre as entidades que mais lutaram pela preservação dos recursos hídricos em Santa Catarina em março. Nesse balanço, nós listamos as principais atividades realizadas em conjunto com a população da Bacia Hidrográfica que ganhou mais um importante parceiro. A Bacia dos rios Tijucas e Biguaçu reúnem mais de 250 mil habitantes, em 14 municípios.

Por William Wollinger Brenuvida

Concursos de redação e desenho, palestras e mediações, a tão esperada Maratona
Fotográfica. Visitas de campo, reuniões estratégicas e administrativas, o reconhecimento internacional pelas boas práticas. O questionamento imparcial, a busca pelo aperfeiçoamento, o apoio de entidades comprometidas com a gestão de qualidade das águas. Seja na preparação que antecedeu o Mês da Água; no decorrer das atividades do mês de março; ou na continuidade dos trabalhos, a diretoria, a equipe e a câmara técnica, e os mais de 50 membros com cadeira no Comitê da Bacia Hidrográfica agiram com eficiência, isonomia, e desprendimento para cuidar da Água: um bem de todos nós.

Com a aprovação, na 41ª Assembleia Geral Ordinária, em setembro de 2015, realizada no Município de Angelina/SC, o Comitê passou a contar com mais um Município no contexto da Bacia Hidrográfica: Antônio Carlos. O Município de Antônio Carlos, na região da Grande Florianópolis tem um título de destaque: Capital Catarinense das Hortaliças. O município também conhecido por uma das taxas de índice de desenvolvimento humano (IDH) mais altas do Estado de Santa Catarina, e é reconhecidamente o segundo município do Brasil com a taxa de maior longevidade entre os habitantes. Seguro, com forte traço desenvolvimentista apesar das características de zona rural, o principal conflito a ser encarado para a gestão das águas é a reeducação no uso dos defensivos agrícolas – o que, certamente, vai encontrar eco em diálogos e parcerias com a comunidade, que é ordeira, trabalhadora, e pacífica. 

42ª Assembleia Geral Ordinária reúne grande número de membros, em Antônio Carlos/SC
A entrada do Município de Antônio Carlos possui outra importante característica: além da participação da empresa Vonpar Bebidas, considerada grande usuário de água e representante da Coca Cola no Brasil, a entrada do município representa um marco na história do Comitê que é a mudança na nomenclatura. A partir da 42ª Assembleia Geral Ordinária, realizada em Antônio Carlos, o comitê deixa de ser chamado de Comitê e Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas para se chamar Comitê de Gerenciamento das bacias dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas. O nome popular, de mais fácil acesso vai ser: Comitê Rios Tijucas e Biguaçu.

O Comitê Rio Tijucas que existe, por decreto estadual, desde 2001, passa a ter mais cadeiras, com maior fortalecimento das entidades envolvidas no processo de gerenciamento das águas. A população da Bacia Hidrográfica dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas (Inferninho, Itapema, Santa Luzia, e Perequê) passa a contar com mais de 250 mil habitantes, em uma área total que supera os 3 mil quilômetros quadrados. São mais de 550 quilômetros quadrados de áreas de preservação permanente. E esse é apenas um começo. Veja um balanço das principais atividades do Mês da Água 2016 e relembre momentos em nossa fanpage no Facebook.

Concursos de desenho e redação
Os concursos de desenho e redação do Comitê Rio Tijucas estão, respectivamente, nas edições 5ª e 6ª. A estimativa de público alcançada pelos concursos, segundo dados do IBGE (2012), são de 36.420 alunos, 1.919 docentes, e de 155 escolas de ensino fundamental, em 14 municípios da Bacia Hidrográfica. O município que responde por mais alunos é Biguaçu com 8.767 alunos, em 26 escolas, com 410 professores. O menor município nesses termos é Rancho Queimado, com 384 alunos, em 4 escolas, e 32 professores. Esse dado é importante porque Rancho Queimado, por exemplo, com aproximadamente 3 mil habitantes, está no Alto Vale do Rio Tijucas, é um município responsável pelas nascentes do Rio Tijucas, e tem 100% da área do município com água e esgotos tratados. Já Biguaçu, com quase 65 mil habitantes, no Litoral Catarinense, ainda busca formas para tratar o esgotamento sanitário.

Com o tema “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade”, o Comitê Rio Tijucas pegou
carona na Campanha Ecumênica da Fraternidade 2016, que debateu, na Quaresma, o tema da água e esgoto refletindo a Terra como nossa casa e responsabilidade cada ser humano no processo de cuidados com o planeta. A equipe técnica distribuiu os editais para todas as escolas envolvidas no processo, visitou escolas e ministrou palestras, também foi realizada a divulgação nas mídias de rádio e televisão, internet e jornal impresso.

Responderam ao chamado 39 escolas de 12 municípios. Ao todo foram 246 trabalhos inscritos: 132 desenhos; e 114 redações. O resultado final, com acompanhamento de duas comissões avaliadoras, para desenho e redação, está previsto para dia 29 de abril de 2016.

Os municípios que mais participaram com escolas envolvidas foram Tijucas (08), e Canelinha (05). Angelina, Antônio Carlos, Biguaçu, Bombinhas, Canelinha, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Nova Trento, Porto Belo, Rancho Queimado, São João Batista, e Tijucas apresentaram trabalhos.

Maratona Fotográfica e Curso de Capacitação: Prática e Procedimento

Ainda estão abertas inscrições para a Maratona Fotográfica 2016, e o Curso: Prática e Procedimento. Os interessados podem buscar informações na página, blog, e fanpage do Comitê Rio Tijucas, também por e-mail e telefone. Tanto a Maratona Fotográfica como o Curso: Prática e Procedimento são gratuitos. As inscrições para o Curso: Prática e Procedimento podem ser realizadas até o dia 24 de abril; e a Maratona Fotográfica, que está em sua terceira edição, tem inscrições até o dia 31 de maio. As 12 melhores fotografias, nas categorias Histórica e Recente, devem compor o calendário fotográfico do Comitê Rio Tijucas em 2017. 

Reuniões e palestras
O Comitê Rio Tijucas pôde realizar encontros e palestras no decorrer do Mês da Água
Reunião em Nova Trento debate Parque Linear
2016. Os destaques foram a 42ª Assembleia Geral Ordinária, a primeira da história do Município de Antônio Carlos. As escolas de Nova Trento, Governador Celso Ramos, Tijucas, Antônio Carlos, São João Batista, e Angelina receberam palestras em diversas escolas. 

Um encontro com a Fundação Municipal do Meio de Ambiente de Biguaçu (Famabi) possibilitou maior interação com o Pacto pela Restauração da Mata Ciliar. Também foram realizados três encontros entre a empresa Eletrosul, Comitê Rio Tijucas, e a Prefeitura de Nova Trento para firmar o projeto de revitalização do Bairro Trinta Réis, em Nova Trento. O projeto que está inserido no contexto do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar contou com um encontro com a comunidade, envolvendo a participação de 53 moradores, entre os quais, lideranças municipais ambientais e políticas.

Aline Tomazi, bióloga, palestra em evento estadual
A diretoria e a equipe técnica participou do Seminário sobre implementação das entidades executivas dos Comitês de Bacias de Santa Catarina, onde a experiência com a Associação Caminho das Águas de Tijucas (ACAT) foi apresentada. A ACAT é exemplo em Santa Catarina na operacionalização dos comitês: Camboriú, Cubatão, e Tijucas. O Comitê, também, esteve presente em Seminários na Semana da Água, em municípios da região. Outra atividade importante foi a integração Educação e Cidadania realizada em Governador Celso Ramos, no âmbito da APA do Anhatomirim, e com a presença dos conselhos da APA Anhatomirim, e Rebio do Arvoredo, além da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, e Esporte.

Outras atividades importantes para a Bacia Hidrográfica
Ter reconhecimento dentro e fora do país; participar de eventos nacionais; realizar
Representante da FAO/ONU visita Comitê Rio Tijucas
atividades práticas no âmbito da Bacia Hidrográfica. O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, na preparação do Mês da Água 2016, recebeu visita de Carlos Antonio Biasi, representante da FAO/ONU, no Brasil. O Comitê Rio Tijucas passa a fazer parte da plataforma internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) em razão do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar ser considerado uma atividade de Boas Práticas para o órgão internacional.

O Pacto pela Restauração da Mata Ciliar é uma ação iniciada em 2011, e vai passar por uma reavaliação neste ano de 2016. Ao todo são 47 propriedades cadastradas; 19 em processo de monitoramento; 10 em fase de diagnóstico; 4 com mudas já entregues; 8 onde o projeto já está pronto e falta apenas a entrega das mudas. Há outras propriedades onde o processo de monitoramento/diagnóstico/entrega de mudas está em curso. São mais de 4 mil mudas distribuídas, com um processo criterioso de análise e acompanhamento. Uma parceria com a Eletrosul busca restaurar áreas nos municípios de Nova Trento, com o Parque Linear Trinta Réis (18 hectares). Já o Município de Governador Celso Ramos solicitou a recuperação de uma área de 30 hectares, o que poderia, em tese, salvar os Rios Jordão e Inferninho, além de áreas em Calheiros, Fazenda da Armação, e Areias de Baixo.

Limpeza de praia. Canto dos Ganchos, Gov. Celso Ramos/SC
As ações do Comitê Rio Tijucas vêm inspirando limpezas de rios e praias no âmbito da bacia hidrográfica. A multiplicação de ações ambientais é pautada na sensibilização e conscientização ambiental. O Comitê propõe aos municípios que adotem uma agenda ambiental para melhorar o gerenciamento da água. Os concursos de redação e desenho, as maratonas fotográficas, e capacidade de articulação em diversos setores da sociedade civil, poderes públicos, e empresas públicas e privadas permite ao comitê debater temas importantes e atuais mantendo um clima harmonioso e equilibrado.

Tudo isso ocorre mesmo quando o Comitê Rio Tijucas é chamado para mediar conflitos de
Produção de hortaliças. Antônio Carlos/SC
uso da água. Em 15 anos de atuação, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas presta um relevante trabalho à população da bacia hidrográfica dos 14 municípios participantes. Apenas e tão somente a participação das comunidades da bacia vai tornar possível um gerenciamento eficaz e eficiente para que a água continue chegando com qualidade nas torneiras da população, e para que a paisagem da bacia hidrográfica permita a beleza cênica que devemos legar às presentes e futuras gerações.

(*) Wiliam Wollinger Brenuvida, é jornalista (5177/SC). Graduado e pós-graduado em Direito, tem formação em Comunicação Social (Jornalismo). É membro do Conselho gestor da APA do Anhatomirim, em Governador Celso Ramos/SC. Faz parte do Comitê Rio Tijucas desde 2001.

4/08/2016

CONCURSO FOTOGRÁFICO AGITA BACIA

A terceira edição da Maratona Fotográfica promete agitar as Bacias dos Rios Tijucas e
Biguaçu. Em 2014, o concurso recebeu 72 fotografias, premiando os vencedores e estimulando a criatividade e a sensibilização ambiental.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177-SC

Capturar uma imagem vai além da técnica apurada de um profissional da fotografia. Quem fotografa deve estar em sintonia fina com o ambiente, com o objeto, compor e ser parte da paisagem. É com esse espírito que o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas pensou reeditar um dos concursos de maior sucesso na região que compreende a Bacia Hidrográfica: a Maratona Fotográfica. O objetivo é destacar e premiar fotografias enviadas pela população da Bacia Hidrográfica das bacias dos rios Rios Tijucas, Perequê, Santa Luzia, Itapema, Inferninho ou Biguaçu.

Realizada desde 2014, a Maratona Fotográfica está em sua terceira edição, reunindo olhares diversos e múltiplos sobre a realidade dos rios, lagos, nascentes, e até mesmo do mar que recebe as águas de nossos rios. Dividida em duas categorias: Fotografias históricas e recentes, a Maratona Fotográfica teve, em 2015, 72 trabalhos inscritos, em 13 municípios. Atualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas possui membros em 55 cadeiras, representantes da sociedade civil organizada, usuários de águas, poderes públicos, bem como órgãos administrativos. A partir de setembro de 2015, são 14 municípios: Angelina, Leoberto Leal, Rancho Queimado, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Tijucas, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Biguaçu e Antônio Carlos.

Participe e ajude a preserva a memória histórica, sociocultural, e socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Água é o bem mais precioso para a vida no planeta Terra. Sem água, nós somos todos miseráveis.

ATENÇÃO ÀS REGRAS:
CATEGORIAS: Históricas – registradas até o dia 31/12/1980; e Recentes – registradas a partir do dia 01/01/1981;
RESOLUÇÃO/FORMATO: JPG ou TIF, com mínimo de 300 dpi de resolução;
QUANTIDADE DE FOTOS: Cada participante poderá se inscrever com até três (03) fotografias em cada uma das categorias. 
INSCRIÇÕES: das 08h00min do dia 22 de fevereiro de 2016 até as 17h00min do dia 31 de maio de 2016.
As 12 melhores fotografias constarão do calendário do Comitê Rio Tijucas em 2017. O primeiro colocado vai receber um curso básico gratuito de fotografia.




4/01/2016

CURSO DE CAPACITAÇÃO


Capacitação - Comitê de Bacia Hidrográfica: Prática e Procedimento
2ª Edição


Carga horária: 6 horas (das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min)

Público-alvo: membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas e atores sociais estratégicos

Vagas: 50

Local: Clube Estrela Azul, sito à Praça Anchieta, 128, Centro de Antônio Carlos/SC

Data: 27 de abril de 2016


Ministrantes:
Equipe técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas:
Aline Luiza Tomazi
Tiago Manenti Martins
William Wollinger Brenuvida

Convidados:
Rui Batista Antunes (Gerente de Planejamento de Recursos Hídricos - Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – DRHI/SDS)

Geovano Pedro Hoffmann – Geógrafo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina

Conteúdo:

1.      Lei das Águas

2.      Panorama da gestão de Recursos Hídricos no Brasil e em Santa Catarina

  1. Histórico da criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas

4.      Atribuições de um Comitê de Bacia Hidrográfica

5.      Atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas


6.      Estrutura organizacional e funcionamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas.
Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação