A Equipe

Diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu e e equipe técnica da Associação Caminho das Águas do Tijucas (ACAT)

EDISON ROBERTO MENDES BAIERLE é o presidente do Comitê de


Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu para o biênio 2018-2019. Vice-presidente por dois mandatos: 2014-2015; e 2015-2016.  Gaúcho de Três Passos, nasceu em 23 de fevereiro de 1965. Técnico e engenheiro florestal com formação na Universidade Federal de Santa Maria/RS. Atualmente, Edison Baierle reside em Bombinhas/SC onde é Coordenador da implantação e da produção do viveiro de mudas do Horto Municipal de Bombinhas; e organiza a Proposta de criação do Jardim Botânico de Bombinhas. Com ampla experiência na área ambiental, Edison Baierle possui diversos cursos em licenciamento ambiental, biotecnologia, e gestão ambiental municipal. Membro da Comissão de Estudos do Plano Diretor – Bombinhas – SC, Edison Baierle foi responsável pelo Projeto Inventário da Flora do Município de Bombinhas – SC; e pelo Diagnóstico da Situação atual das Unidades de Conservação do Município de Bombinhas – SC, visando o estabelecimento de estratégias para a utilização racional. Diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Bombinhas – SC; também exerceu a função de Secretário substituto de Meio Ambiente- Prefeitura Municipal de Bombinhas – SC. Além de conselheiro do CREA/SC, Edison Baierle foi convidado do Ministério Público Estadual para elaboração de Normativa Estadual a respeito de Exploração Mineral – Tijucas – SC. 

JOSÉ LEAL DA SILVA JUNIOR é o vice-presidente do Comitê de


Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu. Secretário-executivo por dois mandatos: 2014-2015 e 2015-2016. Trabalhou na iniciativa privada, na Cerâmica Portobello S.A. por 27 anos. Vereador pelo Município de Tijucas, é secretário municipal da Agricultura, pesca e meio ambiente. José Leal Silva Junior, o Lealzinho, nasceu em Tijucas, no dia 04 de fevereiro de 1966, filho de José Leal Silva e Maria Madalena Teles Silva.








ADALTO GOMES é o secretário-executivo do Comitê de Gerenciamento da Bacia 
Hidrográfica do Rio Tijucas por quatro mandatos: 2001-2002; 2003-2005; 2014-2015; e 2016-2017. Idealizador do Comitê Rio Tijucas, Adalto foi secretário-executivo nos anos de 2007-2009, e vice-presidente nos anos de 2010-2011, e 2012-2013 (período em que se afastou para disputar a prefeitura municipal de Tijucas/SC). Tijuquense, nascido aos 23 de outubro de 1965, Adalto Gomes é policial rodoviário federal da reserva, onde atuou por 21 anos. Com formação em Educação Física (1992); Direito (2010); e Pós-graduado em Gestão de Cidades (2015), atualmente, Adalto Gomes exerce a função de Secretário Municipal da Saúde, no Município de Porto Belo/SC. Entusiasta das causas socioambientais e socioculturais, Adalto Gomes foi vereador por Tijucas por cinco mandatos (2000 a 2012), exercendo, inclusive, a presidência da Casa Legislativa tijuquense.



ALINE LUIZA TOMAZI é técnica e coordenadora da Associação
Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Regional de Blumenau e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em ecologia de comunidades e restauração ecológica e na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: natureza, conservação, restauração de áreas degradadas, gestão hídrica. Atua na equipe técnica de apoio à secretaria executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas desde o ano de 2010. Ministrou palestras e capacitações relacionadas aos recursos hídricos; realizou diversas ações de mobilização social e sensibilização ambiental; e participou das ações do Pacto pela Restauração da Mata Ciliar.

TIAGO MANENTI MARTINS é técnico da Associação Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Tijuquense, nascido em 1º de julho de 1988, Tiago é Técnico em Segurança no Trabalho (Senai/SC – 2009), e Engenheiro de Aquicultura (UFSC – 2014). Atualmente, é aluno do curso de Pós-graduação, em nível de especialização, de Elaboração de Projetos para Gestão Municipal de Recursos Hídricos (Instituto Federal do Ceará e Agência Nacional de Águas). Com experiência em gestão de recursos hídricos, vigilância ambiental e aquicultura, com ênfase em restauração ambiental, o trabalho de Tiago Martins está relacionado à mata ciliar, governança e qualidade da água e piscicultura continental. Trabalhou por sete anos na Prefeitura Municipal de Itapema, principalmente em ações vinculadas ao programa de Vigilância Ambiental.

WILLIAM WOLLINGER BRENUVIDA é técnico da Associação Caminho das Águas de Tijucas (Acat), entidade delegatária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. Jornalista (5177/SC) graduado em Comunicação Social (2013 – Estácio de Sá/SC). Bacharel em Direito (2005 - Univali), e especialista em Direito Processual Penal (2008 – Univali). Mestrando em Ciência da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016-2018 - Unisul). Publicou três livros, entre os quais, “7 contos da resistência” (2012 – Univali). Venceu um prêmio internacional de poesia, e um prêmio nacional de contos. William representou o Estado de Santa Catarina na 1ª Conferência Nacional da Cultura, em 2005. Foi um dos responsáveis pela fundação do Coletivo Catarinense: Memória, Verdade, e Justiça – que subsidiou os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade. É membro do Instituto de Genealogia Catarinense (Ingesc). Atualmente, exerce a função de Secretário Municipal de Comunicação Social, na Prefeitura do Município de Governador Celso Ramos/SC.


Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação