11/10/2016

ENTRA, A SALA É NOSSA


Santa Catarina possui 5 das 357 salas verdes do país, e a região de abrangência do Comitê Tijucas Biguaçu pode receber uma nova sala com apoio do GTEA.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista. Com informações de Camila Abbatepaulo.

A sala, qualquer sala, é parte significativa da casa. A sala é uma câmara, um recinto, o receptáculo de coisas que juntamos no percurso da existência. Esse percurso não é apenas um somatório de experiências, é preciso dividir para multiplicar. Quem multiplica não isola, não fecha as janelas da sala, vai abrir portar e janelas, compartilhar o saber, faz do saber um continuum. Para partilhar saberes e fazeres entre as Salas Verdes Catarinenses, ocorreu, nesta quarta-feira, 9/11, o Encontro Catarinense de Salas Verdes. O evento que se deu no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis-SC, buscou mais interação entre as salas verdes existentes, incentivando o surgimento de novas salas no Estado. 

O encontro possibilitou diversos momentos. Além dos momentos de partilhas entre as salas existentes e roda de conversas com educadores ambientais do Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA); do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 de Santa Catarina (GTEA); dos comitês de bacias de bacias hidrográficas, bem como das Salas Verdes Catarinenses, e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o evento teve uma palestra e a apresentação da Carta de Floripa. Se a Carta de Floripa apresentou o pensamento das Salas Verdes Catarinenses em seus anseios e compromissos; a palestra teve por tema “Conversa sobre as Salas Verdes: criação, manutenção e ampliações”, com Nadja Janke, do MMA. O encontro ainda possibilitou um lanche coletivo a base de frutas, visitas a feirinha e a Sala Verde da UFSC.

O projeto
Coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio
Ambiente (DEA/MMA) o projeto Sala Verde tem por objetivo incentivar a implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental. Com a Sala Verde a informação ambiental é democratizada, possibilitando a reflexão e construção do pensamento/ação ambiental.

Com a dedicação a projetos, ações e programas educacionais voltados à questão ambiental o Projeto Salas Verdes possui atualmente 357 salas espalhadas por todo o país. As Salas Verdes devem cumprir um papel dinamizador, numa perspectiva articuladora e integradora, viabilizando iniciativas que propiciem uma efetiva participação dos diversos segmentos da sociedade na gestão ambiental, seguindo uma pauta de atuação permeada por ações educacionais, que caminhem em direção à sustentabilidade.

O Brasil possui 357 salas verdes. A Região Sudeste aparece com 129 salas, logo em seguida vem a Região Sul com 81 salas, a Região Centro-Oeste possui 34 salas, e a Região Norte, em menor número, conta com 25 salas verdes. O Estado de Santa Catarina possui cinco salas verdes nos seguintes municípios: Ituporanga, Jaraguá do Sul, Florianópolis, Braço do Trombudo, e São Domingos.


Abertura e fortalecimento
Na área de abrangência do Comitê Tijucas Biguaçu não existem Salas Verdes. No decorrer do debate aventou-se a possibilidade de novas salas verdes para região com o apoio do Comitê Tijucas Biguaçu e do GTEA. A bióloga e técnica do Comitê Tijucas Biguaçu, Aline Luiza Tomazi, propôs maior estreitamento de laços entre os entes Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos e os órgãos e sujeitos que atuam na Educação Ambiental em nosso Estado. O Comitê Tijucas Biguaçu é responsável por diversas ações socioeducativas, e de prática socioambiental para preservação da água, e consolidação e aprimoramento da Política estadual e Nacional dos Recursos Hídricos.
Local: Florianópolis, SC, Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação