9/14/2016

COMITÊ VENCE EDITAL PARA PESQUISA E SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL

(*) William Wollinger Brenuvida

Estudos em áreas costeiras, marinhas, não costumam ser o alvo das pesquisas
e ações dos comitês de bacias hidrográficas. Há certo preconceito formal alegando que um comitê de bacias deve estar adstrito ao campo dos recursos hídricos. O Comitê Tijucas-Biguaçu decidiu provocar o debate, e fez isso vencendo o edital do Instituto Linha D’água. O tema da pesquisa? “A importância dos elasmobrânquios para a qualidade dos ecossistemas marinhos a partir do conhecimento ecológico local”. Mas o que são elasmobrânquios, e qual é a relação com os pressupostos de um comitê de bacia hidrográfica?

A palavra elasmobrânquio é a união dos termos gregos elasmós (lâmina) e brágchia (brânquia, guelra), e designam tubarões e raias. Até a década de 1970, os cações-mangona ou tubarões-mangona foram pescados de modo exploratório, quase extintos do litoral catarinense. Os cações-mangona representam o equilíbrio das espécies marinhas na reserva e entorno da Ilha do Arvoredo, na Baía de Tijucas, alvos de pesquisas de diversos pesquisadores, também, como indicadores de qualidade da água que é despejada na Baía do Tijucas por meio dos rios que integram o comitê de bacias, principalmente: Tijucas, Porto Belo, Bombinhas, e Governador Celso Ramos. 

A pesca artesanal, nos rios da região e na baía de Tijucas, ainda é a principal fonte de renda das famílias das cidades litorâneas catarinenses. Com este trabalho, o Comitê Tijucas-Biguaçu pode incentivar ainda mais programas de tratamento de água e esgotos na região. O município de Tijucas já conta com uma Estação de Tratamento de Eflluentes (ETE) que trata 60% dos esgotos da cidade de Tijucas. Outras cidades, ao longo do Rio Tijucas estão adotando a mesma prática, é o caso do Município de São João Batista, no Médio Vale do Rio Tijucas.

O Comitê Tijucas-Biguaçu tem em seu corpo técnico pesquisadores e profissionais capacitados no tema abordado. Entre estes profissionais estão: a professora Camila Búrigo Marin e o engenheiro Tiago Manenti Martins. Camila é mestre em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, e professora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Tiago, por sua vez, tem formação em engenharia de Aquicultura, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Comitê ainda vai contar com a bióloga Aline Luiza Tomazi, mestre em Biologia, pela UFSC.

É, sem dúvida, um salto de qualidade para o Comitê Tijucas-Biguaçu pensando no bem-estar e qualidade de vida da população da bacia hidrográfica. Denominado Projeto InforMAR pelos membros do comitê de bacias, este projeto vai ser realizado com o apoio e conhecimento ecológico local de pescadores artesanais da Baía de Tijucas.

O projeto prevê entrevistas, questionários e quatro seminários locais, além dos levantamentos de dados e informações para melhor sensibilizar a população da bacia hidrográfica frente aos desafios na preservação das espécies, garantindo a consolidação da política nacional de recursos hídricos. Só cuida da água aquele que compreende em que meio está inserido.

(*) William Wollinger Brenuvida é jornalista. Mestrando em Ciência da Linguagem com formação em Direito e Comunicação Social.

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação