6/21/2016

ESCOTEIROS RECUPERAM BOSQUE COM ÁRVORES DOADAS PELO PACTO DA MATA CILIAR

Em mais uma ação para sensibilização ambiental da população da bacia hidrográfica, o Pacto pela restauração da Mata Ciliar mostra que é uma importante ferramenta para unir a teoria e a prática. Neste sábado, 18/6, o Grupo Escoteiro São João Batista 098/SC realizou diversas ações no bosque municipal da cidade de São João Batista. Nem mesmo o frio intenso afastou os escoteiros que coordenados pelo diretor-presidente Jardel Corrêa realizaram ações de limpeza e plantio de ipês amarelos, no que eles chamaram de “Abrace nosso bosque”. O Grupo de Escoteiros de São João Batista 098/SC faz parte da União dos Escoteiros  do Brasil (UEB), com destaque nos escoteiros da Região de Santa Catarina (UEB/SC). 

O evento que teve apoio do Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas
dos Rios Tijucas e Biguaçu, e da Secretaria Municipal Meio Ambiente de São João Batista faz parte do 25º Muteco - Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica. De acordo com Jardel Corrêa, diretor-presidente do grupo de escoteiros, esse evento acontece anualmente em todo o país durante o mês de junho, e tem como motivador instigar os jovens a vivenciarem o 6º Artigo da Lei Escoteira: "O Escoteiro é bom para os animais e as plantas".

Os jovens escoteiros estão na faixa etária de seis anos e meio a 21 anos de idade, realizando diversas ações ecológicas, entre as quais:

Abrace nosso bosque - consiste em conscientizar nossos jovens para a preservação e conservação do local, além de disseminar a consciência entre familiares e amigos.
Instalação de 6 lixeiras ecológicas (feitas de materiais recicláveis);
Instalação de placas de conscientização ecológica.
Pente fino (limpeza) do bosque.
Plantio de mudas de Ipê Amarelo.
Confecção de brinquedos e lembranças feitos com materiais recicláveis.
Assinatura do documento com sugestão de melhorias para o Bosque Municipal, onde se solicita ao poder público: 1) a instalação de bancos; 2) a instalação de mais postes de iluminação; 3) a instalação de placas que incentivem a consciência ecológica; 4) a roçada e manutenção regularmente; 5) a realização da manutenção das trilhas existentes, colocando pedra moída (pó de brita) em toda a extensão das trilhas; 6) a solicitação ao comandante da Polícia Militar para rondas frequentes.

O Escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, em Genebra, Suíça. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A proposta  do Escotismo é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Há um incentivo para prática do trabalho em equipe e a vida ao ar livre. O jovem assume seu próprio crescimento, tornando-se exemplo de fraternidade, lealdade, e altruísmo, além de responsabilidade, respeito e disciplina. O lema do escotismo é: “Sempre alerta!”.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177/SC)

0 comentários:

Postar um comentário

Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação