7/26/2016

Camboriú, Cubatão e Tijucas-Biguaçu participam do Encob

Os comitês de gerenciamento de bacias hidrográficas de todo o Brasil se
reúnem, uma vez por ano, no Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas, o Encob. O Encob é importante por apresentar experiências exitosas na área ambiental e relacionadas aos recursos hídricos. O Encob também possibilita a troca de experiências entre comitês de bacias de todo o país, alimentando as esperanças para consolidação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Outro aspecto importante do Encob são as reuniões do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas, e do Fórum Estadual de Bacias Hidrográficas, envolvendo representantes de 16 comitês de bacias do Estado de Santa Catarina.

Entre os participantes do Encob 2016, realizado em Salvador, Estado da Bahia:
Paulo Schimiguel, presidente do Comitê Camboriú; Adalto Gomes, presidente – hoje licenciado – do Comitê Tijucas-Biguaçu; Patrice Juliana Barzan, secretária executiva do Comitê Cubatão; José Leal Silva Junior – hoje licenciado – do Comitê Tijucas-Biguaçu; Rafael Pasin Roma, técnico do Comitê Cubatão; e Alessandra dos Anjos, administrativa dos Comitês: Camboriú, Cubatão e Tijucas-Biguaçu, por meio da entidade executiva Associação Caminho das Águas de Tijucas (CAT).

Camboriú, Cubatão e Tijucas-Biguaçu são comitês-irmãos no Estado de Santa Catarina.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista (5177-SC)

PACTO DA MATA CILIAR EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Quando o assunto é a recuperação de áreas degradadas em rios de nossa região é importante realizar parcerias, trocar e transmitir experiências e vivências. Na manhã desta terça-feira, 19/7, os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu Aline Luiza Tomazi, Tiago Manenti Martins, e William Wollinger Brenuvida visitaram um trecho em recuperação do Rio Areias, em Governador Celso Ramos/SC. O Rio Areias nasce na Serra da Armação, em Governador Celso Ramos, recebendo águas provenientes da localidade de Cachoeiras, em Biguaçu, e desagua na Baía de São Miguel, também em Biguaçu – região da APA do Anhatomirim.

A visita contou com a parceria de técnicos do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), dos membros do Instituto Çarakura, e funcionários da Eletrosul para avaliar a área de aproximadamente 5 km² alvo da recuperação. Apesar de algumas áreas já estarem em fase de recuperação será necessário adequar as técnicas propostas pelos diversos órgãos e instituições com interesse socioambiental na recuperação do Rio Areias.

Por que o Rio Areias?
Apesar do Comitê Tijucas-Biguaçu buscar qualquer área às margens dos rios,
Aline Tomazi, bióloga do Comitê verifica condições do rio
em 14 municípios onde atua, as ações em Governador Celso Ramos ganham destaque na localidade de Areias de Baixo, no Rio Areias. O Rio Areias é alvo de uma ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) que prevê a recuperação das áreas degradadas na área da APA do Anhatomirim. O ICMbio solicitou que um projeto de educação ambiental e recuperação prática do Rio Areias pudesse ser realizada com apoio da comunidade. Diversas ações já foram realizadas com a presença da comunidade, escolas, e parceiros interessados na recuperação do Rio Areias.

CAPACITAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE GOVERNADOR CELSO RAMOS

Os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu Aline Luiza Tomazi, Tiago Manenti
Martins, e William Wollinger Brenuvida foram recebidos, na manhã desta terça-feira, 19/7, pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte Suzana Porto, e pela gerente de projetos especiais Caroline Soares Grapp Miranda. Na pauta, os cursos de capacitação para professores e palestras para alunos oferecidas pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu. A sugestão da Secretaria Municipal foi que o curso de capacitação atingisse, em um primeiro momento, 70 professores do Ensino Fundamental, com realização na Escola de Meio Ambiente de Governador Celso Ramos.

A escola ambiental está localizada no bairro da Costeira da Armação, área prioritária para o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade por atingir o perímetro da APA do Anhatomirim. Para além da teoria aplicada a partir de método dos técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu, o curso de capacitação também oferece uma vivência prática nos Municípios onde o curso é transmitido. A previsão para aplicação do curso é 16/9.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177-SC

7/12/2016

CÂMARA TÉCNICA FAZ RECONHECIMENTO DE BACIA HIDROGRÁFICAS

Reconhecer a região onde está inserida a bacia hidrográfica é um dos desafios de qualquer comitê de bacias. Desta forma, a equipe da Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu, que reúne especialistas de diversas áreas, resolveu fazer um reconhecimento em áreas no Alto, Médio, e Baixo Vale do Rio Tijucas, nesta sexta-feira, 8/7.


A saída de campo da equipe da Câmara Técnica visitou a Foz do Rio Tijucas, em Tijucas; o Morro das Antenas, em Rancho Queimado; a Cachoeira e a Barragem de Angelina. A equipe também visitou os municípios de Major Gercino e São João Batista verificando o encontro dos rios do Braço e Tijucas, e o processo erosivo das margens dos rios. Houve oportunidade para constatar os avanços do Pacto pela restauração da Mata Ciliar, projeto iniciado pelo Comitê Rio Tijucas-Biguaçu, em 2011.

Entre os presentes estiveram: Adrian Jan Screnski - engenheiro sanitarista da FAMAB; Aline da Silva Dias – Bióloga FAMAB e FAMAP; Ana Maria M. Peixoto - Engenheira florestal Celesc; Letícia Teive - bióloga da FAMAB; Sadir Josias Saragoça - Gestor Ambiental da FAACI; e os técnicos da Associação Caminho das Águas (CAT): Aline Luiza Tomazi, bióloga; e Tiago Manenti Martins, engenheiro de aquicultura. A Câmara Técnica se reúne sempre que os membros do Comitê presentes à reunião consultiva do Comitê Rio Tijucas-Biguaçu solicitam apoio técnico em temas de maior questionamento no âmbito da Bacia. A Câmara Técnica teve papel importante em diversos momentos como, por exemplo, a mediação do conflito na Bacia do Rio Perequê, que pode resolver o dilema envolve os municípios de Porto Belo, Itapema, e Bombinhas.




12 de julho: Dia do Engenheiro Florestal

Cumprimentando nosso engenheiro Florestal, vice-presidente do Comitê de
Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu, Edison Roberto Mendes Baierle, pelo Dia do Engenheiro Florestal, nós estendemos um abraço fraterno a todo aquele que realiza um trabalho em benefício às florestas.

7/11/2016

COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE COMITÊS

Na tarde desta segunda-feira, 11/7, os técnicos do Comitê Rio Tijucas-Biguaçu,
Aline Luiza Tomazi, Tiago Manenti Martins, e William Wollinger Brenuvida participaram da reunião de cooperação técnica na sede do Comitê Rio Cubatão, em Santo Amaro da Imperatriz/SC. Os técnicos do Tijucas-Biguaçu apresentaram à presidente do Comitê Rio Cubatão, Sandra Michel, um planejamento estratégico para o segundo semestre de 2016. O planejamento tem por objetivo capacitar e sensibilizar a população da bacia hidrográfica do Rio Cubatão. Entre as ferramentas fornecidas estão palestras, cursos, e um plano de comunicação social. Está previsto para o dia 23/11 um Seminário para apresentar a realidade da bacia hidrográfica. São integrantes do Comitê Rio Cubatão, os municípios de Águas Mornas, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, e São Pedro de Alcântara. Também participaram da reunião, Patrice Juliana Barzan, Secretária Executiva do Comitê Cubatão e representante da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), e Caroline Ramos de Proença, do Comitê Rio Cubatão.

7/06/2016

PACTO NO AR: ações do Comitê Rio Tijucas-Biguaçu chegam mais longe

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu
Entrevista divulga ações do Pacto da Mata Ciliar
divulgou o Pacto pela restauração da Mata Ciliar, e demais ações do Comitê Tijucas-Biguaçu na entrevista concedida ao radialista Otávio Clos, da Rádio Transamérica FM de Tijucas. Quem falou pelo Comitê Tijucas-Biguaçu foi o jornalista William Wollinger Brenuvida, Assessor de Comunicação no Comitê, e Secretário de Comunicação Social na Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos – município membro e com cadeira no Comitê desde o ano de 2001.

O Comitê Rio Tijucas-Biguaçu participou ativamente com palestras, plantio de mudas, e entrega das premiações do 6º concurso de redação durante a Semana do Rio Tijucas. O dia do Rio Tijucas é assegurado por lei municipal, e é comemorado em 29 de junho.


COMITÊ RIO TIJUCAS-BIGUAÇU NA SEMANA DO RIO TIJUCAS

Palestras do Comitê durante a Semana do Rio Tijucas

Aline Tomazi, bióloga do Comitê Tijucas-Biguaçu

Semana do Rio Tijucas, em Tijucas/SC

Agradecimento: Rádio Transamérica Tijucas; Daniel Miranda - fotografia (1)

7/01/2016

MAIS MUDAS PARA O PACTO DA MATA CILIAR

Participou da doação de mudas de espécies de árvores nativas, nosso técnico do
Comitê Rio Tijucas-Biguaçu, o engenheiro de aquicultura Tiago Manenti Martins. As mudas foram doadas pela empresa Autopista Litoral Sul, em contrapartida ambiental pelas obras do contorno viário da Grande Florianópolis, em alusão ao Dia do Rio Tijucas, e para utilização no Pacto pela restauração da Mata Ciliar, que ocorre em 14 municípios onde o Comitê Rio Tijucas-Biguaçu atua em ações socioambientais e socioeducativas.

A doação de 1950 mudas foi realizada neste dia 28 de junho. Entre as espécies estão: ipê amarelo, tanheiro, e palmito juçara, bem como os camboatás vermelho e branco, a canjerana  e o jerivá, e também a canela da praia, a capororoca, e a vassoura. Espécies de recuperação como o guarapuvu e a tucaneira também foram bem-vindas.

TIJUCAS-GRANDES

Atividades socioambientais e socioeducativas marcam aniversário de importante rio catarinense. Comitê Tijucas-Biguaçu faz entrega das premiações do 6º concurso de redação.

Por William Wollinger Brenuvida, jornalista 5177/SC.

O Rio Tijucas que dá vida e significado ao Município de Tijucas é homenageado
todos os anos, no dia 29 de junho. A data também marca o dia do pescador, em referência ao santo padroeiro desses trabalhadores do mar: São Pedro. O Rio Tijucas, muito piscoso no passado, deu amparo a muitos pescadores, pequenos produtores rurais, e serviu de estímulo à marinha mercante catarinense. Atualmente, o Rio Tijucas pode dar outra dinâmica à vida do Município de Tijucas, do Vale, e da Costa Esmeralda, como importante polo náutico. Para lembrar o dia do Rio Tijucas, a Prefeitura Municipal de Tijucas e o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas-Biguaçu realizaram evento de plantio de mudas e entrega de premiações a alunos da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta quarta-feira, 29/06, aos fundos da Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto, no Centro de Tijucas.

O evento que contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação prestigiou: a declamação de poesias sobre o Rio Tijucas; a entrega das premiações do 6º concurso de desenho promovido pelo Comitê Tijucas-Biguaçu; e o plantio de mudas nativas, ato esse realizado por alunos das escolas tijuquenses com apoio dos técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu.

A senhora Matilde dos Santos Dias declamou poesia de sua autoria, e a senhora
Dulcineia de Souza recitou versos do poema do poeta gancheiro Miguel João Simão, em alusão à importância do Rio Tijucas para a região. O Comitê Rio Tijucas-Biguaçu fez a entrega de livros e duas bicicletas às alunas: Julia Samagaia, orientada pela professora Suelen Martins Diogo, do Colégio Dom Bosco, classificada em 2º lugar; e Heloisa Bassi Trainotti, orientada pela professora Gabriela Silva, do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), classificada em 1º lugar no concurso de redação. O CAU de Tijucas foi representado pelo diretor Jonas Cadorim, e o Colégio Dom Bosco pela diretora Maria das Graças Ayres Gabardo. O plantio de mudas com ipês, e outras espécies frutíferas possibilitarão, em breve espaço de tempo, a recuperação da margem afetada pela erosão, permitindo também a construção de um espaço aberto para leitura.

O Rio Tijucas é um dos mais importantes do Estado de Santa Catarina. Descoberto no ano de 1530, pelo navegador genovês Sebastião Caboto, este rio é citado por Arcipreste Paiva no primeiro dicionário topográfico de Santa Catarina em 1866 com o nome “Tijucas-Grandes”. Com nascentes que nascem acima dos 1000 metros, o rio corta diversas cidades do Vale do Tijucas, desaguando na Baía de Tijucas. É cogitado para abastecer a capital Florianópolis.
Boletim Informativo. Assine:

Nome : E-Mail:

contador de visitas

A mais lida

Categorias

3º Seminário da Mata Ciliar Abel Capella ACAT Aegea água Água Vida Alesc Aline Luiza Tomazi Antônio Carlos-SC APA Artigo científico Assembleia Assembleia Legislativa de Santa Catarina Bacia Hidrográfica Baía de Tijucas Banco do Brasil Banco Mundial Biguaçu BIRD Boas Práticas Bombinhas Brusque Câmara Técnica do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Campos Novos-SC Canelinha Canoas bordadas Canto dos Ganchos Capacitação Casan Certificação Social CNBB Comitê Cubatão Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas Comitê Rio Camboriú Comitê Rio Cubatão Comitê Rio Tijucas Comitê Tijucas Biguaçu Comitês Comitês de bacias Comunidade escolar Concurso de desenho e redação contratação de jornalista Deputado Estadual Pe. Pedro Baldissera Dia do Rio Tijucas Dia Mundial da Água Documentário; vídeo-documentário; Famabi; Vereadores-mirins Edital Elisabete Anderle elasmobrânquios Eletrosul Embrapa Encob 2016 entidade delegatária Estado de Santa Catarina FAMAP FAO Fapesc Feira de Ciências Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FCCBH) Governador Celso Ramos GTEA ICMbio Informar Instituto Çarakura Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio) Instituto Linha D'Água Jornal Notícias do Dia Jornal Razão de Tijucas Jornalista Labitel Lages Limpeza de praia Limpeza de Rio; Antonio Carlos-SC; Comitê Tijucas Biguaçu; Escotismo; Escoteiros Maratona Fotográfica Mês da Água MMA Nova Trento Oficina de produção de mudas nativas ONU Pacto da Mata Ciliar Palmas pesca Plano de bacias Porto Belo Processo seletivo Projeto Boa Praça Projeto BUNGE Natureza Projeto Informar Rádio Super FM Rádio Transamérica FM Rádio Vale Tijucas Rancho Queimado Rebio do Arvoredo Repasse Reunião consultiva Rio Tijucas Salas Verdes Samae Tijucas São João Batista SDS Semana do Meio Ambiente Sensibilização ambiental Sulcatarinense Tijucas-SC. Transposição do Rio Tijucas tubarões e raias UFSC Univali limpando o mundo 2016 Vida Nova VIP SOCIAL Zé Paiva Zonas riparias
Copyright © Blog Comitê Rio Tijucas-Biguaçu
Adaptado por MM/Comunicação