Camila Búrigo Marin, da Univali. Tema já foi ministrado para além do Brasil. |
Mais de 50 participantes discutem qualidade e preservação dos recursos hídricos no Vale do Tijucas e Costa Esmeralda. Encontro promoveu atividades teóricas e práticas para lideranças comunitárias e entidades civis e governamentais.
Por William Wollinger Brenuvida, jornalista
Deputado Pe. Pedro Baldissera, defesa da vida na Ass. Legislativa de SC. |
Em evento promovido nesta quinta-feira, 29/6, no auditório do Senai de Tijucas, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Tijucas e Biguaçu, e bacias contíguas (Comitê Tijucas-Biguaçu) reuniu mais de 50 participantes para o curso de Capacitação Água Vida: Vida Nova – formando multiplicadores ambientais. O curso realizado em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Universidade do Vale do Itajaí (Univali) ainda contou com importante saída de campo: ao ponto de captação de água da Itinga; e a Foz do Rio Tijucas.
Adalto Gomes, 16 anos em defesa da água da região. |
Participaram do evento estudantes, professores, e líderes comunitários, bem como técnicos da área ambiental e representantes políticos de Tijucas e região. Adalto Gomes e José Leal Silva Junior representaram o Comitê Tijucas-Biguaçu, e ainda o poder executivo municipal tijuquense. Também marcaram presença o assessor parlamentar federal Vânio César, de Itapema; e o deputado estadual Padre Pedro Baldissera. Pela Associação Caminho das Águas (Acat), presente Sandra Tiezerini. Entre os temas debatidos nas palestras destacam-se: a percepção acerca do uso, preservação e problemáticas da água em nossa região; a gestão participativa das águas; a Bacia Hidrográfica como unidade de gestão das águas; e também um amplo debate sobre a construção de conceitos em recursos hídricos e qualidade da água.
Atividade de extensão e compromisso socioambiental
Da teoria... |
Todos os anos, o Comitê Tijucas-Biguaçu promove concursos de redação e desenho com a comunidade escolar da Bacia Hidrográfica, além de uma maratona fotográfica que tem por objetivo revelar talentos na região. Em 2016, o comitê utilizou o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB “Água e esgoto: qual é nossa responsabilidade”, provocando um debate sobre o uso e reuso da água nos 14 municípios onde presta relevante trabalho socioambiental desde sua fundação em 2001. No mesmo ano o comitê apresentou proposta, vencendo o edital promovido pelo Fundo Ecumênico da CNBB para realização de dois cursos de capacitação em nossa região hidrográfica.
À prática... (Foz do Rio Tijucas. Contaminação preocupa ações do comitê que pensa toda cadeia produtiva da região) |
No dia do Rio Tijucas, do pescador, e de São Pedro, o público presente assistiu ao vídeo-documentário sobre as práticas e ações socioambientais do Comitê Tijucas-Biguaçu; e pode visitar áreas importantes como a captação de água no bairro da Itinga, atividade essa coordenada pelos técnicos do comitê com apoio de Letícia Tommasi e Carolini Machado Rublo da Cruz, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Tijucas. Seja na captação de água da Itinga, quanto na foz do Rio Tijucas foram coletadas amostras de água e realizados testes ministrados pelas professoras Camila Búrigo Marin e Isadora Zincke, da Univali.
O próximo curso de capacitação tem previsão para o mês de julho, e deve ocorrer no município de Antônio Carlos-SC, na Grande Florianópolis.
Há 16 comitês de bacias no Estado de Santa Catarina. Conheça as atividades do Comitê Tijucas-Biguaçu:
comitetijucas@gmail.com