Pages - Menu

7/26/2016

PACTO DA MATA CILIAR EM GOVERNADOR CELSO RAMOS

Quando o assunto é a recuperação de áreas degradadas em rios de nossa região é importante realizar parcerias, trocar e transmitir experiências e vivências. Na manhã desta terça-feira, 19/7, os técnicos do Comitê Tijucas-Biguaçu Aline Luiza Tomazi, Tiago Manenti Martins, e William Wollinger Brenuvida visitaram um trecho em recuperação do Rio Areias, em Governador Celso Ramos/SC. O Rio Areias nasce na Serra da Armação, em Governador Celso Ramos, recebendo águas provenientes da localidade de Cachoeiras, em Biguaçu, e desagua na Baía de São Miguel, também em Biguaçu – região da APA do Anhatomirim.

A visita contou com a parceria de técnicos do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMbio), dos membros do Instituto Çarakura, e funcionários da Eletrosul para avaliar a área de aproximadamente 5 km² alvo da recuperação. Apesar de algumas áreas já estarem em fase de recuperação será necessário adequar as técnicas propostas pelos diversos órgãos e instituições com interesse socioambiental na recuperação do Rio Areias.

Por que o Rio Areias?
Apesar do Comitê Tijucas-Biguaçu buscar qualquer área às margens dos rios,
Aline Tomazi, bióloga do Comitê verifica condições do rio
em 14 municípios onde atua, as ações em Governador Celso Ramos ganham destaque na localidade de Areias de Baixo, no Rio Areias. O Rio Areias é alvo de uma ação civil pública pelo Ministério Público Federal (MPF) que prevê a recuperação das áreas degradadas na área da APA do Anhatomirim. O ICMbio solicitou que um projeto de educação ambiental e recuperação prática do Rio Areias pudesse ser realizada com apoio da comunidade. Diversas ações já foram realizadas com a presença da comunidade, escolas, e parceiros interessados na recuperação do Rio Areias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário